14 dicas para você cuidar da sua saúde mental e viver com bem-estar

Cuidando da saúde mental

Nos últimos anos, muitos dos estigmas sobre a saúde mental vêm caindo. Antes era comum encontrarmos quem achasse que esse era um assunto de gente “fresca”, “rica” ou “sem mais o que fazer”.

Pudera, em um mundo cada vez mais ansioso – só no Brasil, em 2019, eram cerca de 19 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade. A OMS, contudo estima que durante a pandemia os casos de ansiedade e depressão cresceram 25% no mundo – tornando evidente que cuidar da saúde mental é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida.

Cuidar da saúde mental é um exercício constante que deve ser realizado, inclusive, de forma preventiva, e não apenas quando surge um problema. A boa notícia é que realizar esse autocuidado pode ser mais simples do que você imagina.

Vem com a gente conferir 14 dicas que separamos para você cuidar da sua saúde mental e viver a vida com mais qualidade.

Cuidando da sua saúde mental: 14 dicas para colocar em prática

Questione seus pensamentos negativos:

Tem horas que não tem jeito! Quando percebemos, estamos afundados em pensamentos negativos e desenhando os piores cenários possíveis na nossa cabeça, o que pode nos levar a um estágio de estagnação.

Questione esses pensamentos e lembre-se que eles existem apenas na sua cabeça, não são verdade absoluta e na maioria das vezes não vão se realizar. Ponderar os riscos faz parte, o que não podemos é nos imobilizar por situações imaginadas.

Pratique sua fala antes de momentos importantes:

A prática leva a perfeição e te ajuda a se sentir mais seguro, confiante e menos ansioso diante de situações que exigem falar em público, seja para o seu chefe ou para uma plateia.

Atividade física é fundamental:

A atividade física é uma das maiores aliadas contra a ansiedade e depressão. Um estudo recente descobriu que cerca de 16 minutos de exercícios diários já são o suficiente para melhorar os sintomas dos transtornos de comportamento e humor.

Quer uma dica? Para caminhar você só precisa de um tênis com amortecedor, uma garrafinha d’água e protetor solar.

Mantenha amigos por perto:

Dos inimigos que não tenho eu quero é distância, mas os amigos, esses precisam estar sempre perto para dividir as conquistas e dificuldades. Lembre-se: somos seres sociais. Pode ser difícil às vezes, mas nada de se isolar no mundo do Netflix e edredom TODO fim de semana.

Aprenda a dizer não:

Você não precisa agradar a todos, muito menos sacrificar sua saúde mental e física por obrigações que a principio não são suas. Ajudar os outros é ótimo, mas já pensou em às vezes ajudar você mesmo e falar não?

Não se importe tanto com a opinião do outro:

Vamos te contar um segredo: a maioria das pessoas está muito ocupada com a própria vida e os próprios problemas para se importarem com você. Sai do centro desse universo e deixa o julgamento dos outros para lá!

Autocompaixão:

Trate a si mesmo como você trata os seus amigos. Abrace suas dores e erros, julgue menos e olhe para eles como forma de aprendizado. Você vive no agora, não no passado. Lembre-se: autocompaixão não é autopiedade, ok?

Tenha um diário:

Manter um diário. Além de ajudar a estabelecer uma rotina, é uma forma de registrar os seus pensamentos e emoções, ou seja, de aprofundar seu autoconhecimento e perceber padrões que nem sempre estão claros para nós.

Nunca deixe de aprender:

Explore os seus interesses e busque sempre estar aprendendo sobre coisas que lhe dão prazer. Ou seja, não precisa estar relacionado à sua carreira ou trabalho. O estimulo do aprendizado ativa regiões do seu cérebro que são menos exploradas na rotina.

Deixe as telas um pouco de lado:

Os estímulos constantes a que somos submetidos quando interagimos com dispositivos como os smartphones, por exemplo, provocam ansiedade e hiperatividade cerebral. Você não precisa abandonar seu celular, mas pode controlar o tempo que passa nos apps.

Medite:

A meditação também é uma aliada contra a ansiedade. Utilizando exercícios e técnicas de respiração, a meditação ensina a não se apegar aos pensamentos, permanecendo no presente.

Adote um pet:

Ter um animal doméstico contribui com a sua saúde mental em diferentes frentes: te mantém ativo; gera senso de responsabilidade e dever; facilita a criação de uma rotina; ao interagir com pets nosso organismo libera hormônios associados à felicidade e ao prazer.

Cuide do seu sono:

A qualidade do sono é fundamental para a boa saúde mental. Procure ficar longe do celular e outras telas, ao menos meia hora antes de dormir; faça algo prazeroso corporalmente, como uma automassagem com creme hidratante, por exemplo; ao deitar, concentre na respiração.

Existe vida além do trabalho:

Fora sua profissão, quem é você? Tenha um projeto de vida, com sonhos e objetivos que não esteja focado apenas na carreira. O seu lado profissional é um dos seus lados, você também precisa cuidar dos outros.

EXTRA: E a terapia, tá em dia?

Terapia não é só para momentos de crise. Através da terapia você aprofunda o conhecimento sobre si mesmo para melhor lidar com os desafios que a vida apresenta e assim manter a boa saúde mental.

A gente sabe que o mundo não tá fácil, mas com as dicas que a gente contou para você, temos certeza que vai conseguir cuidar da saúde mental e viver com mais equilíbrio e bem-estar.

Até a próxima!