4 dicas para ajudar seu filho com as aulas online

A pandemia do novo coronavírus obrigou a adoção de medidas de distanciamento social. Na educação as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser online, criando uma nova realidade para alunos, professores e pais.

Quem já teve alguma experiência anterior com a educação a distância, sabe que ela implica uma série de desafios, como por exemplo, uma maior disciplina e comprometimento. A nossa casa pode se tornar um ponto de distração e perda de foco.

Nesse momento essa realidade se impõe ainda mais para as crianças. Afinal, a rotina que elas estavam habituadas é quebrada e de um momento ao outro precisam aprender a aprender a distância, muitas vezes com professores que não estão habituados a essas ferramentas. Não à toa existem iniciativas na justiça – promovida por pais e professores – que questionam o ensino remoto enquanto especialistas dizem que o ano letivo de 2020 já está perdido.

Sem perspectiva de uma mudança rápida no cenário, contudo, é muito importante que estudantes e pais trabalhem juntos para tirar o melhor proveito da experiência, dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pais, porém, essa não é uma tarefa das mais simples. Há tempos a rotina e obrigações do dia a dia fizeram com que o processo de educação fosse terceirizado para as escolas, sendo comum a baixa participação na vida escolar dos filhos.

Dicas para ajudar o filho com as aulas online

Para ajudar você a contribuir com seu filho nesse processo de educação à distância, a Ensinamente separou 4 dicas.

  1. Mantenha o uso do uniforme – o uso do uniforme para ir a escola pode ajudar a despertar o gatilho da atenção na criança e trazer à tona a reprodução da experiência anterior.
  2. Prepare o local – o ambiente faz a diferença no ensino-aprendizagem. Prepare um local apropriado para o estudo em sua casa. Lembre-se de remover todos os objetos potenciais de causar distração que não serão utilizados durante a aula.
  3. Desenha a rotina de atividade – tenha um quadro visível com a rotina de atividades diárias da criança, das aulas a hora de dormir. Essa medida ajuda na organização do tempo e diminui a ansiedade dos pequenos.
  4. Conversar faz toda a diferença – ao final da aula, peça para a criança contar o que ela aprendeu. Essa medida ajuda a fixar o conteúdo de forma natural, estímulo o hábito da troca diária, permite perceber o desempenho e reforça os laços entre pais e filhos.

Como está a saúde mental de vocês?

No momento atual que estamos vivendo, é muito comum nos sentirmos pressionados, perdidos e esgotados mentalmente. As preocupações pelas incertezas podem ocupar um espaço maior do que queremos em nossas vidas, trazendo prejuízos para nossos relacionamentos, saúde e convivência familiar. As crianças também sofrem com tudo isso, a quebra da rotina, a falta de atividades, exposição demasiada à tecnologia e até mesmo a percepção das nossas preocupações pode afetar o seu comportamento.

É importante manter a saúde mental em dia, aqui na Ensinamente possuímos profissionais especializados em terapia infantil, orientação de pais, psicologia adulta que são capacitados e preparados para auxiliar em suas angústias, medos, incertezas e aumentar ainda mais a sua qualidade de vida e dos seus relacionamentos pessoais e familiares.

Agende uma primeira consulta gratuita, apenas com a doação de um kilo de alimento que será destinado para um abrigo infantil, e venha nos conhecer.