7 dicas para ter sucesso ao criar novos hábitos

Ilustração sucesso ao criar novos hábitos
Sucesso ao criar novos hábitos

Na busca por maior qualidade de vida e bem-estar, contar com um rotina de hábitos saudáveis é fundamental. Aquilo que fazemos em nosso dia a dia afeta diretamente a nossa saúde fisiológica e mental, de modo que podemos dizer que a forma como escolhemos viver determina quem somos.

Mudar nossos hábitos, porém, não é uma tarefa das mais simples. A verdade é que gostamos da zona de conforto, de modo que qualquer atitude que nos faça sair desse estado exige disciplina para não largar a jornada no meio do caminho.

Quem nunca prometeu que iria mudar? Que passaria a viver a vida de outro jeito, com mais saúde e equilíbrio, mas após um início promissor, deixou tudo como estava antes? Se essa história não aconteceu com você, com certeza deve conhecer alguém que já passou por isso.

Para que a busca por novos hábitos não se torne um ciclo de frustração e você consiga realizar mudanças efetivas em sua vida, a Ensinamente separou sete dicas que vão te ajudar a adquirir novos hábitos. Vem com a gente.

Criando novos hábitos: 7 dicas para mudar sua vida

Inicie por um hábito simples:

Dois dos grandes problemas quando decidimos mudar nossos hábitos é aquele impulso de querer transformar tudo de uma vez e a ansiedade por obter resultados rápidos. Ambos geram a mesma consequência: frustração.

Para não perder o ânimo em sua jornada de mudanças, comece por algo mais simples, algo que consiga fazer mesmo naqueles dias em que a desmotivação bate. As pequenas conquistas nos dão ânimo e impulsionam para frente.

Aumente aos poucos:

Sendo um hábito complexo ou simples, é importante que você respeite seus limites, começando com intensidades mais baixas e aumentando aos poucos. Foque em cada dia ser 1% melhor naquilo que se propôs a fazer.

Caso precise, divida o tempo de dedicação:

Se o hábito que você pretende adotar é muito complexo ou exige um tempo considerável de dedicação, aumentando as chances de que o abandone, a dica é começar a praticá-lo dividindo o tempo de execução. Um exemplo: dividir a caminhada diária de meia hora em duas de 15 minutos, uma de manhã e outra a noite.

Parou? Recomece:

A consolidação de um hábito em nossas vidas vem por meio da repetição. É comum que na jornada para adquirir novos hábitos tenham dias que deixemos de fazer o que precisa ser feito, seja por falta de ânimo, tempo, problemas de saúde, mudanças na rotina, entre outros. O segredo é não deixar isso tornar-se regra e sempre recomeçar após os dias parados.

Não se cobre tanto:

Vivemos em sociedades marcadas pelo individualismo e competição, sendo comum que estejamos sempre nos cobrando e/ou comparando aos outros. Essa falta de paciência com nós mesmos muitas vezes gera sofrimento psíquico. Além disso, a cobrança excessiva pode associar o novo hábito ao estresse, dificultando sua assimilação.

Pare e respire:

Nem sempre a paciência é uma virtude, porém, ser capaz de manter a paciência e a calma é uma habilidade. A respiração é sua grande aliada para conter a ansiedade e se manter mais paciente diante dos desafios da aquisição de novos hábitos.

Sempre que sentir a paciência indo embora, pare, inspire pelo nariz profundamente por quatro segundos, segure o ar por quatro segundos, expire por mais quatro segundos. Espere por mais quatro segundos antes de voltar a repetir o ciclo.

Homem comemorando sucesso
Homem comemorando sucesso

Avalie e reconheça seu progresso:

Celebrar as conquistas é sempre fundamental para manter nosso ânimo e energia. De tempos em tempos, avalie seu progresso com seus novos hábitos, revendo pontos que podem ser melhorados e comemorando aquilo que alcançou.

Mudar de hábitos é difícil. Exige disciplina, dedicação e muita paciência, mas é plenamente possível. Nessa jornada de mudança você sempre pode contar com a terapia como aliada. A terapia contribui no autoconhecimento, permitindo que você conheça e reconheça seus desejos, objetivos, forças e fraquezas, facilitando o trabalho de mudança.

Precisando de ajuda não hesite em procurar ajuda profissional, aqui na Ensinamente você conta com apoio de psicólogos e terapeutas prontos para te ajudar. Estamos localizados na Vila Mascote, em São Paulo, e a primeira consulta com a gente é gratuita. Agende já a sua!

Vamos nessa juntos?