7 hábitos que aumentam a ansiedade para você cortar agora

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os últimos 15 anos foram marcados por um aumento expressivo de transtornos relacionados à ansiedade em todas as regiões do planeta, em especial no Brasil, o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Quem convive com a ansiedade sabe como ela é capaz de causar sofrimento mental e físico, além de castrar nossa potência interna. Procurar ajuda especializada é muito importante para tratar e aprender a conviver de forma saudável com a ansiedade, além de cortar do seu dia a dia alguns hábitos que contribuem para te deixar ansioso. 

Existem comportamentos e hábitos que certamente levarão você à ansiedade, caso não sejam abandonados. No cenário atual, marcado pela pandemia, um número ainda maior de pessoas é afetado pela ansiedade. Por isso, os cuidados não só devem ser redobrados, como priorizados. Listamos sete hábitos que aumentam a ansiedade e que você precisa cortar, para garantir melhor qualidade de vida.

 

1- Ter maus hábitos de sono.

A má qualidade do sono é um dos principais fatores que estimulam a ansiedade. Estabeleça um horário fixo para dormir e evite a tela do celular antes de pegar no sono. É extremamente importante que suas noites sejam de descanso não só para o seu corpo, mas também para sua mente.

2- Pular refeições. 

O espaçamento entre as refeições aumenta o nível de açúcar no sangue, o que pode levar a sensações de ansiedade. Em home office, estamos atarefados com as demandas do trabalho e é comum uma boa refeição não ser priorizada. Porém, evite isso e cuide de sua alimentação. É de suma importância manter o corpo bem alimentado e preparado para a rotina.

3- Consumir bebidas com cafeína em excesso.

A cafeína é uma substância capaz de disparar a ansiedade em algumas pessoas, principalmente quando ingerida em grandes quantidades. O café é um estimulante para o sistema nervoso, enfatizando a ansiedade e também o estresse. Prefira bebidas sem cafeína em seu dia a dia.

4- Sedentarismo.

Exercícios físicos melhoram a saúde do corpo e da mente. O risco de ansiedade excessiva aumenta em quem não pratica nenhuma atividade. Deixe o sedentarismo de lado e pratique exercícios regularmente. É garantia de qualidade de vida.


5- Excesso de tempo nas telas.

O uso excessivo do celular causa cansaço e estresse provocados pelos inúmeros estímulos recebidos. Além disso, a hiperinformação a que estamos submetidos por meio dessas telas são gatilhos para a ansiedade. Diminua o tempo em frente ao celular, televisão e outras telas.


6- Não ter tempo livre.

A sobrecarga de tarefas em seu dia a dia não faz bem para sua mente, prejudicando também sua saúde física. Você precisa ter tempo para cuidar de você e dos seus interesses pessoais. Adote hobbies que ajudam você a relaxar, como uma boa leitura, por exemplo. O importante é garantir um tempo livre para você.


7- Conviver com pessoas ansiosas.

Pessoas ansiosas acabam estimulando a ansiedade nas outras, mesmo que não intencionalmente. Crie vínculos que sejam positivos para o seu bem estar.

Cuidar da mente é garantir saúde para todo o seu corpo. Cuide bem de você mesmo. Que tal agendar sua primeira consulta gratuitamente aqui na Ensinamente? Entre em contato conosco e marque seu atendimento.