Como lidar com crianças na quarentena?

A quarentena imposta pela Covid-19 não é fácil para os adultos. A quebra da rotina, o isolamento, a falta de contato, as incertezas e preocupações com o futuro, podem levar ao surgimento de transtornos como ansiedade e depressão.

Para as crianças o cenário também é devastador. De uma hora para a outra os pequenos veem sua rotina profundamente alterada, se distanciando da escola, professores, colegas, amigos, avós, sem se quer poder sair de casa para brincar ou passear e convivendo com pais sob grande pressão e estresse. Lembre-se que ansiedade em crianças e adolescentes e a depressão infantil também são casos muito frequentes, e não devem ser deixados fora de foco.

Diálogo é a melhor solução

Para ajudar os pequenos a lidar com esse novo mundo temporário que se impôs a todos, a primeira atitude precisa ser o diálogo. Lembre-se que não adianta mentir para o seu filho, a informação hoje é onipresente e sua casa não é uma ilha.

Antes de abrir o diálogo, estruture um roteiro da conversa, lembrando que essa deve ser sempre clara e franca, mas varia em abordagem e detalhes de acordo com a idade. É importante nesse momento ter bom senso e levar a conversa de modo que a criança possa falar o que ela já sabe sobre o tema, bem como realizar perguntas.

Lembre-se de na conversa reforçar os cuidados com a higiene e formas de prevenção e de ao final dela, avaliar como a criança absorveu a informação. O objetivo deve ser acalmar, não criar mais ansiedade.

Além dessa questão, muitos pais têm enfrentado filhos entediados durante a quarentena, o que pode levar a problemas de conveniência – em especial com adultos nervosos e trabalhando home office.

Para ajudar a superar esse tédio e entreter seu filho, separamos algumas dicas:

  • Use e incentive brincadeiras como aliadas da aprendizagem;
  • Estimule a imaginação da criança;
  • Conte com brinquedos que permitam a criança brincar sozinha;
  • Estimule a criatividade;
  • Crie uma rotina.

E o mais importante:

Cuide de você e de quem você ama!

Não se esqueça de cuidar de sua saúde mental! Só assim será capaz de cuidar de seu filho de forma adequada na quarentena.

Em nosso amplo espaço localizado estrategicamente próximo ao Brooklin, Campo Belo, Vila Santa Catarina, Vila Mascote e Jardim Aeroporto é possível desenvolver diversas modalidades de terapia de forma criativa e dinâmica, proporcionando o diálogo, tornando o tratamento interessante e diferenciado para a criança e o adolescente, bem como para os pais, através das sessões de terapia para adultos e orientação de pais.

Agende uma primeira consulta gratuitamente, apenas com a doação de um kilo de alimento que será destinado para um abrigo infantil, e venha nos conhecer.