O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)? Como tratar?

Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Ansiedade Generalizada

Talvez você já tenha ouvido por aí que a ansiedade é um dos males do século. E não é para menos. Desde 2004 houve um aumento expressivo no relato de sintomas relacionados à ansiedade no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil esse fenômeno também se repete. Embora exista o imaginário do brasileiro como um povo alegre, hoje somos o país mais ansioso do mundo, informa a OMS, com 9,3% da população ansiosa, ou seja, 19,4 milhões de pessoas.

Os motivos para o aumento da ansiedade são variados e estão diretamente relacionados ao nosso estilo de vida em um espectro amplo. Não, a culpa não é apenas do uso indiscriminado das redes sociais. Até mesmo o que comemos contribui para a ansiedade.

Vem com a gente entender melhor o que o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), seus sintomas e entender porque é importante buscar ajuda.

Conhecendo o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Sentir ansiedade é inerente ao ser humano, cumprindo, inclusive, um papel evolutivo, ao contribuir para evitar a exposição impensada a situações de risco.

Assim, se sentir ansioso antes de um prova, viagem ou qualquer situação que fuja da sua rotina e zona de conforto é natural, e não significa um Transtorno de Ansiedade Generalizada, de forma que não é imperativo buscar ajuda especializada.

Lembrando que ainda assim é possível criar estratégias para melhor lidar com essas situações, com a ajuda da terapia.

A TAG ocorre quando o indivíduo sente nervosismo e preocupação excessiva em relação a uma diversidade de atividades e acontecimentos, inclusive os cotidianos.

E não apenas: para caracterizar o transtorno, os dias que se sente ansioso devem ser superiores aqueles que não se sente durante um período de seis meses.

A TAG impacta diretamente o bem-estar e qualidade de vida, prejudicando a vida pessoal e profissional em diversos âmbitos.
As crises de ansiedade levam o indivíduo a não sair de casa, evitar certos tipos de evento, por exemplo, bem como a baixa autoestima, abuso do uso de substâncias, dificuldades de socialização e desenvolvimento de transtorno do humor.

É preciso reforçar que a TAG se apresenta em cada paciente de modo único, ainda que existam características em comum que se replicam, variando em graus de intensidade e impactos causados ao longo da vida.

Diagnóstico e tratamento de TAG: Transtorno de Ansiedade Generalizada

Por isso, é importante que além da busca por um profissional de psiquiatria, responsável por diagnosticar a TAG e receitar medicação adequada, o indivíduo busque ajuda também na terapia, que ajuda a compreender as causas da ansiedade e elaborar estratégias para conviver com ela.

Se você se sente constantemente preocupado e angustiado, sentindo dificuldade de controlar esses sentimentos, que muitas vezes podem parecer exagerados quando enxerga a situação racionalmente, procure ajuda.

Aqui na Ensinamente temos profissionais especializados em psicologia adulto e infantil, que já ajudaram a diagnosticar e a melhorar a qualidade de vida de inúmeros pacientes que sofrem de ansiedade. Estamos na Vila Mascote e o nosso primeiro atendimento é gratuito, você só precisa fazer a doação de 1kg de alimento.

Clique aqui e agende já a sua consulta.

Conviver com o TAG, mantendo a qualidade de vida e bem-estar, é possível.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre saúde mental? Continue acompanhando nosso blog e curta as páginas da Ensinamente nas redes sociais.