5 formas de afastar o tédio nos estudos

Estudar nem sempre é uma atividade divertida, e pode ser, na verdade, bem entediante. Muitos acabam não estudando por conta do desprazer de estar diante dos livros por horas e horas, enfrentando até mesmo a sensação de cansaço e sono. Isso não significa que o estudante é menos inteligente ou incapaz.

Para que você supere essas dificuldades, preparamos este artigo com 5 formas diferentes e divertidas de estudar. Esteja atento a cada uma dessas dicas e escolha aquela que você mais se identifica. Não existe só uma forma de estudar, existem várias, e você ainda assim pode dar o seu melhor.

Vamos lá?

Auto-explicação

Este é um dos métodos mais simples. Aprenda o conteúdo e explique para si mesmo. Pode parecer um pouco constrangedor, mas ouvir a si mesmo fará você organizar melhor as ideias, percebendo em quais momentos ainda há dúvidas ou inseguranças. Vale a pena tentar!

 

Método Robinson (EPL2R)

O Método Robinson é dividido em cinco etapas:

Explorar;

Perguntar;

Ler;

Rememorar;

Repassar.

Explore o conteúdo mergulhando profundamente, descobrindo tudo o que o autor quer dizer com aquilo, por que o produziu, qual contexto em que foi criado e se aprofunde nisso.

Reúna as suas dúvidas e pergunte tudo o que puder, questionando o conteúdo e buscando respostas em lugares alternativos. Você pode levar as indagações ao seu professor, caso não sejam respondidos no conteúdo.

Leia e preste atenção no conteúdo, fazendo anotações e criando domínio sobre o assunto.

Rememore, ou relembre, o que foi estudado e repasse todo o conteúdo, se possível, com algum amigo.

Mnemônica

Calma, você não precisa se assustar com esse nome estranho! Esta é uma técnica que consiste em associação para memorizar alguma coisa. Isso vai desde a fórmula do Sorvetão, na física, até aquelas frases para memorizar a ordem dos planetas. É possível associar a memes, músicas ou qualquer coisa que você goste. Isso facilita muito a jornada de estudos.

 

Ouvir música

Há estudantes que não gostam de ouvir música enquanto estudam para evitar as distrações, mas há quem pense que isso faz com que o tempo passe mais rápido. Uma dica é ouvir em um volume médio, de forma que não impacte tanto a leitura. Escolha seus artistas favoritos e torne cada um deles seus companheiros de estudo. Que tal?

 

Técnica Pomodoro

Esta é uma técnica que colabora com a administração do tempo. Separe 25 minutos de estudo intenso e ininterrupto, sem perder o foco. Em seguida, pause por cinco minutos. Repita esse tempo de foco e pausa mais três vezes, e no quarto intervalo separe 15 minutos para descansar.

Prepare um checklist de todos os conteúdos que devem ser estudados neste período, assim como as tarefas. Existem aplicativos exclusivos para este método, inclusive para desktop. Explore e foque nos estudos.

Se você lida com a procrastinação, este é o método certo para você.

É possível tornar os estudos menos entediantes. Se estudar tem sido um desafio para você, não se sinta sozinho nessa; conte com a Ensinamente.