5 maneiras de aliviar o estresse no trabalho

5 maneiras de aliviar o estresse no trabalho

Quando éramos crianças queríamos ser grandes. Hoje, adultos, queremos voltar à infância outra vez. Se você se identifica com isso, claramente entende que esse sentimento se deve aos estresses da vida adulta, e é impossível negar que muitos deles estão relacionados ao trabalho. Seja qual for sua profissão, ou função, não dá para negar que há momentos em que os nervos ficam à flor da pele, e isso é mais comum do que você pode imaginar.

A verdade é que precisamos aprender a lidar com as situações de estresse, afinal de contas, fazem parte das nossas vidas e não podem ser facilmente eliminadas. Trabalhar sob a sensação de desgaste emocional e físico impacta negativamente a produtividade, e por isso é importante evitar que o estresse domine as emoções. Para isso, existem algumas soluções práticas que vamos compartilhar com você.

Antes de contarmos quais são estas soluções, vale lembrar que situações de estresse com o trabalho são comuns, mas quando ultrapassam os limites, impactando sua vida pessoal e comprometendo sua saúde mental, é importante buscar ajuda especializada. Tudo o que vamos compartilhar são dicas para quem está enfrentando esta situação de forma comum, está bem?

Respeite seus limites

Não banque o “superfuncionário” buscando absorver tudo sozinho. Se necessário, peça ajuda diante do acúmulo de trabalho. A sobrecarga de demandas pode ameaçar não só seu bem-estar, mas sua produtividade. Também não trabalhe muito além do seu horário para resolver pendências. Busque respeitar o tempo predeterminado para o trabalho durante o dia.

Estabeleça prioridades e urgências

A urgência está relacionada ao tempo para execução de uma tarefa e prazo para sua conclusão. Prioridades são tarefas importantes, mas com um prazo um pouco maior. É importante distinguir uma da outra para voltar as energias para a mais importante. Sem esta distinção, a execução das tarefas pode ser confusa.

Não leve trabalho para casa

Ao sair da empresa, evite levar consigo questões pendentes em relação ao trabalho. Se você é um profissional em home office, o ideal é ter um escritório em casa, fechar a porta no fim do expediente, e se manter desconectado do trabalho por algumas horas. Se isso não é possível, tente dedicar um tempo, após o término das demandas, a uma atividade prazerosa, como filmes, séries ou leituras.

Trabalhe mediante planejamento

Pessoas ansiosas tendem a congelar diante de muitas atividades fora de ordem. Faça um checklist com todas as demandas, riscando cada uma delas assim que concluídas. Isso ajuda muito na produtividade. Se possível, estabeleça horários de início e término de cada demanda no decorrer do dia. Você não precisa planejar todo o seu dia, mas é importante planejar sua rotina de trabalho.

Cuide da sua saúde mental

Todas estas atitudes colaboram com sua saúde mental. É importante também contar com ajuda especializada para lidar com as ansiedades, as dores, os estresses e os sofrimentos cotidianos. Quando o assunto é a saúde de sua mente, todos os custos tornam-se investimentos, garantindo uma vida de melhor qualidade.

Curtiu nossas sugestões? Vale lembrar que você pode seguir uma ou duas delas para sentir uma melhora significativa em relação ao estresse no dia a dia de trabalho. Convidamos você a cuidar da sua saúde mental. Para isso, clique aqui e marque, sem custos, sua primeira consulta na Ensinamente.