Como estimular as crianças com o ensino à distância

Temos abordado bastante aqui no blog da Ensinamente temas relacionados ao COVID-19 e o que a pandemia tem causado na vida de adultos e crianças. A verdade é que a crise sanitária causada pela pandemia levou a adoção de medidas de distanciamento social que afetaram as mais diversas atividades e que tem causado estranheza e muitas vezes conflitos internos, entre essas medidas está o ensino das crianças, com a adoção do Ensino a Distância (EaD). Aqui no blog inclusive, já demos dicas de como ajudar as crianças com as aulas online.
O EaD não é comum na educação básica e implantado de um momento para o outro vem exigindo muita paciência e adaptação de professores, alunos e os próprios familiares, que devem procurar tomar atitudes para apoiar as crianças nesse momento.
Abaixo separamos algumas ações que você pode adotar para ajudar seu filho a tirar o melhor proveito desse momento.

Tirando o melhor proveito do EaD:

Crie uma rotina: criar uma rotina ajuda a criança a se organizar diante da nova forma de aprendizado e ela saberá que mesmo em casa, é necessário ter planejamento e horário.

Incentive atividades físicas: a prática de atividades físicas é importante para a saúde e ajuda na concentração. Isso tudo pode ser feito em casa mesmo, arrasta a mesinha da sala e coloca o pequeno para dançar, correr e pular!

Intercale estudo com atividades de lazer: as atividades de lazer também são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e ajudam na criatividade, socialização, cognição, etc. Separe um tempo para ver um filme com seu filho, cozinharem juntos, conversarem.

Dê suporte: o auxílio dos pais é muito importante nesse momento. Esteja junto com seu filho e tente auxiliar o máximo possível com as suas dúvidas e dificuldades.

Está tudo bem não saber lidar com isso!

Tire um peso das suas costas de não saber estar lidando com essa situação agora de forma eficiente. Está tudo bem e estamos passando por um período de muitas incertezas e de mudanças repentinas. Não saber lidar com as emoções, mudanças e incertezas é algo normal e totalmente esperado.
Agende uma primeira consulta gratuitamente com os nossos profissionais. São psicólogos especialistas em entender o comportamento adulto e infantil. A primeira consulta você faz apenas com a doação de um kilo de alimento, venha nos conhecer.