Dicas para manter a saúde mental (e não surtar) na quarentena

 

Mais de 1 ano de pandemia, idas e vindas de restrições, home-office te consumindo mais do que o normal e o psicológico sendo cada vez mais exigido. A verdade é, quem já não surtou nessa quarentena? Se sua resposta for sim, pode ficar tranquilo, você não está sozinho! 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já vem alertando desde o ano passado sobre uma crise de saúde mental devido à pandemia. Além disso, de acordo com um estudo publicado na The Lancet Psychiatry, um terço dos pacientes com Covid-19 tiveram algum transtorno neurológico ou psicológico após contrair a doença. 

Com o agravamento da pandemia do Covid-19 no Brasil, nós fomos obrigados a voltar com as medidas mais rígidas de distanciamento social, após um período de relaxamento no final de 2020. E é muito importante que todos aqueles que podem, fiquem em casa nesse momento.

Sabemos que esse momento não é fácil para ninguém. O medo de se contaminar e perder pessoas queridas, somado a incerteza que paira sob o futuro e ao isolamento social, forma uma tempestade perfeita para a nossa saúde mental.

É muito importante que nesse momento de quarentena nós possamos agir para manter o equilíbrio e não surtar. 

 

Surtou? Veja algumas dicas para não acontecer novamente na quarentena

 

  1. Evite o excesso de informações: o consumo excessivo de informações mina nossa capacidade de distinguir o que realmente importa daquilo que é ruído e ainda é um gatilho para manter a ansiedade alta.
  2.  Alimente-se bem: aquilo que você come reflete diretamente em sua saúde mental. Estudos da Unicamp comprovaram que em uma dieta rica em verduras e sem processados, o risco de depressão tende a reduzir em 35%.
  3.  Converse com seus amigos a distância: estamos distantes, mas não estamos sozinhos. Aproveite a quarentena e a tecnologia para manter o contato e proximidade com seus amigos e pessoas queridas, mesmo que cada um esteja em sua casa.
  4.  Pratique exercícios físicos: as atividades físicas contribuem para o melhor funcionamento do nosso organismo, com efeitos positivos também na nossa saúde mental.
  5.  Mantenha uma rotina: a rotina nos dá segurança e sensação de pertencimento. Monte uma rotina para esse período que está em casa.
  6.  Comece a meditar: a meditação é uma aliada poderosa no combate a ansiedade e busca pelo autoconhecimento. Se você ainda não é adepto dessa prática, comece.
  7. Faça terapia (gostoso demais): nesse momento em que estamos vivendo, contar com o atendimento terapêutico de um profissional capacitado faz toda diferença no bem-estar e saúde mental.

Se você não consegue fazer todas essas coisas, tudo bem. A quarentena tem sido complicada para todos nós, sem exceção. Mas, se necessário, procure ajuda especializada também, principalmente a terapia têm se tornado uma grande aliada nesses momentos de maiores dificuldades e surtos, e aqui na Ensinamente a primeira consulta é totalmente grátis, nós estamos tomando todos os cuidados de segurança durante essa quarentena para você. Além disso, nós temos uma equipe de atendimento on-line preparada para te atender, tendo um formato diferente para tornar a sua terapia mais dinâmica e leve. Venha nos conhecer!