Vivemos um novo momento quando se trata da relação com figuras públicas. Graças às redes sociais, essas figuras nunca estiveram tão próximas do público, foram tão relevantes e tiveram suas vidas expostas.
Ao mesmo tempo, esse novo momento também jogou luz a pautas importantes como o feminismo, racismo e homofobia, contribuindo para o avanço de transformações fundamentais em relação a esses temas.
A soma desses dois aspectos vem contribuindo para a ocorrência da “cultura do cancelamento”, onde aquelas figuras públicas que tomam atitudes consideradas errôneas pelo público são julgadas e expurgadas.
As consequências da cultura do cancelamento já vinham sendo debatidas nos últimos meses, ganhando maior destaque com os fatos ocorridos dentro da casa do programa Big Brother Brasil.
A forma como alguns participantes do programa ligados a pautas indenitárias reagiram aos equívocos do participante Luca Penteado, excluindo e o ridicularizando trouxeram para a dimensão da vida real o que ocorria nas redes sociais e outros meios digitais.
O resultado é uma mostra da perversidade que a cultura do cancelamento pode alcançar e ativou gatilhos e milhares de pessoas que assim como o Lucas também sofrem com a exclusão e o julgamento sumário de seus erros, muitas vezes até mesmo desencadeando episódios de TAG, síndrome do pânico e depressão. Se empatia é a palavra da moda dos últimos anos, que tal trazermos ela para as nossas vidas e trocar o cancelamento pelo acolhimento?
Você não precisa passar por isso sozinho
Se você está passando por algo semelhante, como bullying, contar com profissionais competentes e que saibam conduzir nossas emoções e orientar como lidar da melhor forma com os ocorridos de forma singular para cada paciente é fundamental. Na Ensinamente temos uma equipe completa de profissionais capacitados para te ajudar.
Em nosso amplo espaço localizado estrategicamente próximo ao Brooklin, Campo Belo, Vila Santa Catarina, Vila Mascote e Jardim Aeroporto é possível desenvolver diversas modalidades de terapia de forma criativa e dinâmica.
Agende uma primeira consulta gratuitamente, apenas com a doação de um kilo de alimento que será destinado para um abrigo infantil, e venha nos conhecer.