A educação foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Para dar continuidade ao processo de ensino, as escolas adotaram o modelo de Educação à Distância, com aulas online, causando grandes mudanças para os estudantes.
As crianças foram as mais afetadas nesse cenário. De repente, os pequenos viram suas rotinas virarem de cabeça para baixo, com mudanças nos horários de acordar, dormir, fazer as refeições… isso sem contar na distância dos amiguinhos e a adaptação à nova forma de aprender.
Agora, com o avanço da vacinação, que começam a ser aplicar também nas crianças de 5 a 11 anos, a promessa é de que as aulas presenciais voltem em definitivo. Com a mudança novamente batendo à porta, é preciso que os responsáveis ajudem os pequenos a se readaptarem a esse novo momento.
Para te ajudar nessa tarefa, a Ensinamente separou cinco dicas para você adotar nesse momento e tornar o retorno à escola mais tranquilo para as crianças. Vem com a gente aprender.
5 dicas para a volta da rotina das aulas presenciais:
Redefina horários:
Com a proximidade da volta às aulas presenciais, é importante redefinir os horários da rotina, permitindo que a criança se acostume e assim tire o melhor proveito da voltas às aulas. Vale reforçar que a qualidade do sono é fundamental para o crescimento e aprendizagem das crianças.
Organize os materiais:
Organizar os materiais junto com a criança é uma forma de envolvê-la e engajá-la no processo, reaproximando o pequeno da escola e despertando a vontade de retorno.
Relembre o caminho:
Antes das aulas voltarem, faça o caminho para escola com seu filho, ativando a memória para que ele relembre da rotina. Essa medida ajuda a conter a ansiedade e medo no momento em que as aulas voltarem pra valer.
Converse com seu filho:
O diálogo é fundamental. Não subestime a capacidade de entendimento da criança e converse de forma franca sobre o tema “retorno às aulas”, explicando o porquê disso estar acontecendo, reforçando os pontos positivos, como encontrar os amigos e professores.
Aproveite esse momento para reforçar os cuidados ainda necessários nesse momento, como o uso de máscara e distanciamento social.
Conte com a terapia infantil como aliada:
Ainda é cedo para saber os efeitos da pandemia na saúde mental das crianças, sendo possível que o momento da retomada das aulas presenciais seja mais difícil para alguns. Nesses casos, a terapia infantil é uma aliada importante no processo de readaptação.
Aqui na Ensinamente temos profissionais especializados em psicologia adulto e infantil, bem como orientação de pais. Estamos na Vila Mascote e o nosso primeiro atendimento é gratuito, você só precisa fazer a doação de 1kg de alimento.
Clique aqui e agende já a sua consulta.
A gente sabe que esses últimos anos não foram fáceis, mas vamos olhar para frente com otimismo. Com o avanço da vacinação e descobertas – ainda em análise – de tratamentos eficientes, a pandemia pode estar chegando ao fim.
Vamos todos fazer a nossa parte para que isso ocorra o mais rápido possível, evitando que as crianças precisem novamente se afastar da escola.
Até a próxima!