Precisamos acabar com o Bullying

 

O bullying é um problema grave não é de hoje. O constrangimento e o ridículo causado por um grupo a um alvo específico ainda é ocorre cotidianamente nas escolas, minando potências e causando consequências a saúde mental de milhões de jovens pelo mundo.

Um dos principais causadores do bullying é o efeito manada, quando os indivíduos passam agir de uma determinada forma influenciado pelo grupo. Como seres sociais que somos, a pressão coletiva tem um peso enorme em nossas atitudes, nos levando, muitas vezes, a tomar atitudes com as quais não concordamos ou que não correspondem aos nossos valores.

A pressão do efeito manada é especialmente forte entre os adolescentes, uma vez que nessa fase ainda estamos nos descobrindo e precisamos da validação social de nossas ações. O resultado é que muitos são arrastados para a prática do bullying como uma forma de ser aceito pelo grupo.

É preciso reforçar, contudo, que a maior vítima dessa situação é quem sofre com o bullying, que é capaz de levar ao desenvolvimento da ansiedade, depressão, síndrome do pânico, baixo autoestima e a falta de autoconfiança, sendo muito importante que após a ocorrência de episódios de bullying procure-se ajuda especializada para cuidar da saúde mental.

É muito importante que os pais e responsáveis ensinem os jovens a não praticarem o bullying, tratando o assunto com a seriedade que merece, apoiando, estendendo a mão e mostrando que não se deve ir contra os próprios valores e caráter para ser aceito.

Ajuda profissional é fundamental

Tanto para quem sofre o bullying, como pra quem o pratica é fundamental um acompanhamento psicológico. Quem pratica bullying deve entender o porquê de seu comportamento, que normalmente são desencadeados por outros tipos de abuso e/ou  cobranças; fazer terapia é o primeiro passo para se conhecer e efetivamente mudar, sendo fator importante no desenvolvimento positivo desse indivíduo. Por outro lado, como abordamos anteriormente, sofrer esse abuso pode desencadear diversos transtornos e prejudicar gravemente a saúde mental da vítima, bem como minar suas relações sociais e seu modo de olhar para si, sendo indispensável acompanhamento psicológico para tratar as feridas e mágoas e possibilitar um caminhar mais leve e saudável em sua vida durante ou após o abuso. Na Ensinamente temos uma equipe completa de profissionais capacitados para te ajudar.

Em nosso amplo espaço localizado estrategicamente próximo ao Brooklin, Campo Belo, Vila Santa Catarina, Vila Mascote e Jardim Aeroporto é possível desenvolver diversas modalidades de terapia de forma criativa e dinâmica.

Agende uma primeira consulta gratuitamente, apenas com a doação de um kilo de alimento que será destinado para um abrigo infantil, e venha nos conhecer.